“Queremos viver uma semana de alegria, paz e harmonia”

Queremos viver uma semana de alegria, paz e harmonia”
1.031 voluntários nas nove paróquias da Vigararia de Cascais

Vera Brás, 18 anos, voluntária na Jornada Mundial da Juventude, é movida não só pela fé, mas também por “gostar muito de ajudar e de estar do lado do trabalho, da organização”. Acredita que “o ambiente que se vai viver vai valer a pena para qualquer pessoa que queira participar, pelas temáticas que nos une a todos”.  

Ligada desde os seis anos à Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Tires, a jovem vai experienciar pela primeira vez a JMJ, organizando os espaços onde os peregrinos que não vão para famílias de acolhimento vão pernoitar – como escolas, pavilhões e complexos desportivos.  

No seu caso, e no de muitos outros, na semana da Jornada estará a preparar pequenos-almoços, fazer limpeza, organizar e supervisionar, à noite, os peregrinos no Pavilhão do 1.º Maio de Tires. Mas o trabalho de voluntária começou há mais tempo. Desde dezembro que recebe formações on-line, numa plataforma da JMJ, de como interagir com peregrinos, nomeadamente com aqueles que têm alguma deficiência. Mais recentemente, a pouco mais de uma semana do evento, fez parte do “Gesto Missionário”, altura em que os voluntários se deslocam a locais onde estão pessoas que não podem sair à rua – como a prisão de Tires – para rezar e espalhar o espírito da Jornada. 

“O espírito é de partilha, de alegria pela união, por Jesus Cristo e pela sua causa”, refere Vera, acreditando que mesmo que se retire à JMJ o elemento da fé, este é um “evento que junta na mesma cidade milhares de jovens de todo o Mundo e só por isso já é espetacular”.  

Reconhece que ver o Santo Padre, na visita de 3 de agosto a Cascais, vai ser uma missão difícil, mas “gostava que o Papa ficasse com a ideia de que os jovens portugueses estão dispostos a participar e que querem construir uma igreja moderna ligada aos novos tempos”. 

Welcome Cascais Center