Sobre Cascais

Vista da Baia de Cascais com a doca e o Palácio Seixas em destaque e pequenos barcos no mar
Como chegar

Cascais encontra-se na costa ocidental portuguesa, no ponto mais ocidental do continente europeu, a 20 km de Lisboa e do seu aeroporto internacional.
Um destino que começa acolhedor e acaba surpreendente, com uma atmosfera de calma e natureza plena mas também de glamour, a cerca de duas horas de voo das principais cidades europeias.
Existem várias maneiras de chegar a Cascais. Todas elas simples.
Mas se for necessário, aqui ficam as coordenadas GPS: 38.700369, -9.418808

1. De avião

Cascais fica a apenas 30 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Lisboa, que recebe todas as principais companhias aéreas internacionais.
Mas tem, também, um aeródromo municipal, rodeado de uma riqueza natural deslumbrante e cheio de opções turísticas, preparado para receber tráfego internacional.
Mais informações sobre o Cascais Airport aqui.

2. De carro

Para quem deseja chegar a Cascais (depois de aterrar em Lisboa) em apenas 30 minutos, o carro é a opção certa. O percurso Lisboa-Cascais, através da auto-estrada A5, é direto.
Se preferir um passeio mais glamouroso, pode optar pela estrada ao longo da costa (Marginal), sempre com o rio e o mar ao seu lado.
Para quem não quer conduzir, tem sempre a opção de táxi, Uber ou Bolt.

3. Transportes públicos

Para sair do aeroporto é possível apanhar o metro para o Cais do Sodré (Linha rosa > Trocar para linha verde na Alameda).
Existe a opção de apanhar um shuttle, com saída do aeroporto para o Cais do Sodré, a cada 20 minutos (07h00-23h20).
Do Cais do Sodré para Cascais existem comboios diretos (05h30-01h30), numa rota feita junto ao mar. Ver horários

A História: Cascais, eterno Porto de Abrigo

A história de Cascais remonta ao princípio dos tempos, quando os dinossauros ainda passeavam nas praias da região.

O interesse geoestratégico destas paragens, entre a Europa continental e a imensidão do oceano atlântico, atraiu fenícios, romanos e árabes, entre tantos outros povos.

Em plena época de Descobrimentos Cascais era a primeira a ser avistada pelos navios que entravam no Tejo e a última imagem que levavam de Portugal, quando rumavam para as Áfricas, Índias e Brasil. As fortificações costeiras são hoje uma memória que perdura dos ataques de corsários e das tentativas de desembarque das forças espanholas, francesas e inglesas, em momentos distintos da história.

Em 1870 a família real elegeu a Cidadela de Cascais para sua residência de veraneio, pela excelência da sua localização, envolvência natural, clima temperado e qualidade das suas águas marítimas e termais.

Anos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, a região tornou-se um lugar de vital importância, imerso em diplomacia e espionagem.
Celebridades europeias, famílias reais e artistas carismáticos encontraram na vila de Cascais um hospitaleiro porto de abrigo.
O ambiente particular que se vivia inspirou Ian Fleming, agente secreto inglês destacado no Estoril, a escrever o seu primeiro romance, onde nasceria o espião mais famoso de sempre, James Bond 007.

Hoje, Cascais conta com mais de 650 anos de história, o ambiente cosmopolita e sofisticado ainda perdura e do qual resultou a denominação de Riviera Portuguesa.

Welcome Cascais Center