Catequeses “Rise Up” em Cascais, Tires e Alcabideche

Catequeses “Rise Up” em Cascais e Tires
Milhares de jovens em reflexão conjunta
“Ecologia Integral” foi a reflexão do dia de centenas de peregrinos em Cascais e Tires

Dez da manhã no Hipódromo Manuel Possolo, transformado num grande local de reflexão. O tema do dia era lançado pelo Arcebispo de Sevilha, Josep Ángel Saiz. Os peregrinos, sentados no chão, faziam uma manta coesa de cabeças atentas. Um bom milhar de jovens, calculamos. Aparentemente à margem do “Rise Up”, alguns párocos em pequenos confessionários improvisados escutavam e dialogavam.

“O tema de hoje é Ecologia Integral”, dizia Monsenhor Josep Àngel Saiz, arcebispo de Sevilha, a celebrar neste mesmo dia, 67 anos, suscitando aos jovens presentes um momento de reflexão, “um quarto de hora apenas”.

“Não podemos encarar apenas a ecologia de reciclar, temos a responsabilidade de cuidar do planeta. E cuidar do planeta é também olhar para a desigualdade entre pessoas. Há povos que não têm recursos económicos e que vivem em condições paupérrimas”, dizia-nos Alexandre, um peregrino que faz trabalho social e estuda na Universidade Instância de Sevilha. Alexandre explicava: “Portanto, se há pessoas que não têm recursos, além da nossa responsabilidade para com o planeta temos também a responsabilidades de olhar para os seres humanos mais desfavorecidos e a forma como vivem. É disso que o Papa nos fala quando aborda o tema da ecologia integral”. Sentada mais atrás, Paula veio de Tenerife, Canárias, e está de acordo com Alexandre: “A ecologia integral é um tema muito mais amplo em que tratar do planeta. Reciclar é apenas um pilar da casa”, ou, como referiu o Papa Francisco na sua preleção sobre este tema, “Uma ecologia humana integral, que envolva não só as questões ambientais. Mas o homem na sua totalidade, torna-se capaz de ouvir o grito dos pobres e de ser o fermento para uma nova sociedade”, porque, conclui o Papa Francisco “recebemos das mãos de Deus um jardim, não podemos deixar um deserto aos nossos filhos”.

Uma hora depois, e alguns quilómetros no interior do concelho, os peregrinos madrilenos tinham o seu momento de reflexão no Mercado de Tires escutando uma homilia sobre o mesmo tema, desta vez, dada pelo Arcebispo de Madrid Dom Carlos Osoro Sierra. Maria Lurdes veio de Madrid e é a primeira vez que participa numa jornada. Ficou alojada no Pavilhão Desportivo de Sassoeiros e sobre o tema Ecologia Integral diz: “É um tema muito interessante e uma boa forma de viver a vida”. E sobre Cascais: “É muito bonito, as pessoas são muito amáveis e é como estar em casa”.

Welcome Cascais Center