Cascais na rota da Jornada Mundial da Juventude 2023

Jovens apelam à participação da Comunidade na JMJ 2023 (2)
Passo a passo Cascais caminha rumo à Jornada Mundial da Juventude de 2023 (JMJ Lx’23)
A primeira em Portugal

Passo a passo Cascais caminha ao lado dos jovens rumo à Jornada Mundial da Juventude de 2023 (JMJ Lx’23), a primeira em Portugal. Um momento de encontro dos jovens com o Papa Francisco que vai marcar toda a comunidade cascalense. Todos podem participar, seja como peregrinos, voluntários ou famílias de acolhimento.

Dada a proximidade com Lisboa e a participação ativa da juventude do concelho nesta iniciativa mundial, Cascais vai ser um dos locais de acolhimento de peregrinos.  Entre 1 e 6 de agosto, semana em que decorre a jornada, o município, que também acolhe a sede do Movimento Internacional Educativo Scholas Occurrentes, criado sob a égide do Papa Francisco, já anunciou ter capacidade para receber cerca de 40.000 jovens para pernoitar.

Mas toda a comunidade está convidada a participar na JMJ Lx’23 como Família de Acolhimento. As inscrições são realizadas junto da respetiva paróquia, mediante o cumprimento de alguns requisitos, como a habitação distar menos de 30 minutos da sede da paróquia (ponto de encontro dos jovens), espaço para acolher pelo menos dois (duas) jovens, indicando se há condições de acesso a mobilidade reduzida.

Além da vertente religiosa, a JMJ Lx’23 é ainda um convite a esta geração determinada em colaborar para um mundo mais justo e solidário. Em Cascais está a ser organizado um programa de atividades culturais, desportivas, de voluntariado e de lazer, para os peregrinos que escolham vir para mais perto do mar. 

Os jovens podem participar como peregrinos ou voluntários na organização ou nas paróquias (inscrição nas paróquias e site da JMJ Lx’23). 

Desde março de 2022, o município tem desenvolvido e apoiado diversas iniciativas dinamizadas pela juventude e pelos Comités Organizadores Paroquiais (COP) de Cascais desta jornada.

Sobre a Jornada Mundial da Juventude

Além do encontro com o Papa, a JMJ Lx’23 representa uma experiência de vida única para os jovens, tanto na busca de um encontro pessoal com a espiritualidade, como na descoberta de um país e da sua cultura. A primeira Jornada Mundial da Juventude decorreu em Roma, em 1986. Uma iniciativa lançada pelo Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro do Ano Internacional da Juventude que decorreu no ano anterior, na mesma cidade. Buenos Aires (1987), Toronto (2002), Sydney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Panamá (2019) são algumas das cidades que já receberam a JMJ Lx’23.

Welcome Cascais Center