Cascais na JMJ e a cultura do bem receber

Centros de acolhimento JMJ
Cerca de 30 mil jovens peregrinos acolhidos em mais de 100 espaços
Cascais criou as condições necessárias para acolher comodamente participantes na JMJ

A visita do Papa Francisco, mesmo antes do seu avião pousar em Figo Maduro, colocava vários desafios a todos nós portugueses, designadamente aos munícipes do concelho de Cascais, que, também por força de ser o local que acolhe a sede nacional das Scholas Occurrentes, tornar-se-ia um ponto incontornável de passagem do Santo Papa, nesta sua participação na Jornada Mundial da Juventude.

Às suas naturais condições de acolhimento, a proximidade do mar, as suas praias, o seu parque natural, mas também a sua beleza urbana, tudo era de tal forma apelativo que lhe colocavam múltiplas exigências, desde logo a segurança dos peregrinos no concelho, bem como o apoio logístico que a mole humana de peregrinos implicava.   

Mas a estes apelos outras razões aduziriam os cascalenses, com a sua natural e cultural prática do bem receber, próprio de um concelho que abraça mais de uma centena de nacionalidades na sua comunidade, um espírito cosmopolita, desde logo procurando na sua histórica vocação de porto seguro, para quem cruza o oceano, para quem fugiu ou foge da guerra, ser um exemplar anfitrião para os milhares de jovens peregrinos, que nesta Jornada transformaram Portugal, Lisboa e Cascais no centro do Mundo, como referiria o Santo Padre na sua primeira intervenção no Centro Cultural de Belém.

E é nestes desígnios que o espírito de partilha, de solidariedade, de hospitalidade se revela no seu esplendor. Os números dizem-no de uma forma eloquente.

Em todo o concelho, o apelo teve a resposta adequada. Muito perto de meio milhar de famílias do concelho de Cascais ofereceram a sua casa a perto de 1800 jovens peregrinos.

Mas o concelho precisava de mais capacidade e a autarquia recorrendo, a 75 escolas do concelho e mais de uma vintena de pavilhões desportivos, criou as condições necessárias para acolher comodamente mais de 30 mil jovens peregrinos, uma tarefa só bem-sucedida fruto da participação abnegada dos seus profissionais nas mais diversas áreas.

Welcome Cascais Center